WandaVision - O passo mais importante para a Fase 4 do MCU?

Gente, WandaVision estreou na última sexta, dia 15 de janeiro de 2021. Com essa série, a Marvel entra na Fase 4 de seu Universo Cinematográfico, que agora irá contar com as séries também. Dessa forma, o MCU se aproxima ainda mais do formato de mercado que ela já está consolidado nas histórias em quadrinhos. Esse formato é bastante conhecido pelo público dessa mídia: quando um evento importante e grandioso acontece, você tem uma série de HQs que levam o nome desse evento, como por exemplo a Guerra Civil. Mas ao mesmo tempo, os heróis continuam tendo suas revistas mensais, dentro desse contexto. Nesse caso nós temos publicações como "Homem-Aranha: Guerra Civil", "X-Men: Guerra

Civil" "Pantera Negra: Guerra Civil", etc., que contam justamente histórias paralelas ocorrendo naquele período (na HQ do Pantera Negra a galera toda pára a Guerra Civil só para ver o casamento dele com a Tempestade).

Assim, ao que tudo indica, a Marvel irá trazer essa forma de contar as histórias para o MCU. Eventos grandiosos ou de heróis marcantes (e que são certeza de grande bilheteria) serão retratados no cinema através de grandes blockbusters, enquanto a séries trarão eventos paralelos e construção de outros personagens. Dessa forma as séries não são obrigatórias para acompanhar os filmes, mas dão uma imersão ainda maior para o universo. E, para ser sincero, não é a primeira vez que a Marvel faz isso no MCU. Eles já tentaram isso com Agents of Shield, Agente Carter, Demolidor, Defensores, etc. Acontece que agora ela vai investir pesado nessa ideia.

Mas eu quero falar especificamente da primeira produção da Fase 4 do MCU: WandaVision. Essa série teve seus dois primeiros episódios lançados na Disney+ na última sexta-feira. O que quero falar é como dois episódios de menos de 30min de uma única série pode ter nos trazido um grande contexto e nos dado dicas do próximo grande vilão do MCU.



Lembrando que tudo que vou falar aqui são teorias baseadas nesses dois primeiros episódios (ATENÇÃO: temos spoilers desses dois primeiros episódios, prossiga por sua conta e risco), vamos lá:


O poder de alterar a realidade

A Feiticeira Escarlate é uma das personagens mais poderosas do universo Marvel, mesmo isso não tendo sido exatamente explorado no MCU (embora ela chutou legal a bunda do Thanos, sem esforço nenhum, até ele pedir arrego!). Seu poder é a capacidade de controlar a Magia do Caos, onde ela pode manipular probabilidades. Em resumo: ela pode ignorar as leis da física e alterar a própria realidade. Talvez um dos eventos mais importantes da HQ envolvendo esse poder é quando ela, meio que por acidente, dizima mais da metade de todos os mutantes do mundo apenas ao dizer uma frase num momento de extrema tristeza.

A série WandaVision já deixou claro, nesses dois episódios, que se passa em uma realidade alternativa criada pela própria Wanda, principalmente no momento em que ela consegue voltar no tempo dessa realidade e alterar os eventos ocorridos. Como já temos a presença de um de seus mentores das HQs dentro do MCU, é bem provável que o Mago Supremo Dr. Estranho a ajude a controlar seus poderes no filme Dr. Estranho No Multiverso da Loucura, que tem a presença da Feiticeira Escarlate já confirmada. Inclusive, pode ser apenas durante os eventos do filme que Wanda seja liberta dessa realidade e o grande vilão revelado.

Ah é, eu não tinha mencionado que apesar de estar em uma realidade criada por ela própria, Wanda está presa nessa realidade. Quem está mantendo ela em cativeiro? Vamos chegar lá.



O Multiverso

Tudo indica que a Fase 4 irá finalmente trazer o Multiverso para o MCU. Isso já foi sinalizado em Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha Longe de Casa. O filme do Dr. Estranho irá abertamente trabalhar esse tema, enquanto as notícias de Homem-Aranha 3 flertam com o Aranhaverso (Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland juntos é um SONHO!). É aí que entra WandaVision.

Logo nos dois primeiros episódios, WandaVision está apresentando duas realidades diferentes, e que podem ser conectadas, se feito da forma certa. É provável que os próximos episódios de WandaVision tragam mais sobre a dinâmica do multiverso no MCU.


Jovens Vingadores

Wiccano e Hulkiling inclusive tem
um romance nas HQs.

Ao final do segundo episódio, Wanda aparece grávida. Esse pode ser um gancho para a introdução dos Jovens Vingadores no MCU. Nas HQs, um dos filhos de Wanda e Visão é Wiccano, integrante dos Jovens Vingadores.

E aqui, WandaVision não está sozinha. A série Hawkeye irá introduzir Kate Bishop, personagem que 
assume o manto de Gavião Arqueiro após Clint Barton nas HQs. Além disso, já foram apresentadas no MCU as raças alienígenas dos Skrulls e dos Kree. A essas raças pertencem os pais de Hulkling, outro integrante dos jovens, então não seria tão difícil introduzi-lo no MCU. Para completar, em Homem de Ferro 3 (sim, eu também tentei apagar esse filme da memória), apresentou o jovem Harley, que esteve presente no funeral de Tony Stark em Ultimato. Ele poderia muito bem assumir o manto de Iron Lad. E para finalizar, Cassandra Lang, filha de Scott Lang, o Homem-Formiga, é Estatura, outra integrante do grupo.

Com isso já temos 5 dos 12 membro dos Jovens Vingadores com grande probabilidade de aparecer no MCU, não é difícil de imaginar que talvez eles componham uma série para a Disney+.


O Grande Vilão da Fase 4 do MCU

O maior desafio da Fase 4 é apresentar um vilão que fosse a altura de Thanos. E bem, aparentemente WandaVision está disposto a trazer alguém que não é apenas a altura dele, mas como poderia bater facilmente no roxão.

Falamos que Wanda aparentemente está aprisionada em uma realidade que ela própria criou. Mas quem a poderia ter aprisionado assim? Precisamos de um vilão de grande poder e também conhecimento de múltiplas realidades. Nada assim foi apresentado no MCU ainda.

A primeira pista de quem é o vilão de WandaVision (e de toda a Fase 4 do MCU) está justamente na gravidez de Wanda. Lembrem-se que Visão é, na falta de uma palavra melhor, um androide. Portanto, ele não poderia reproduzir. Como então ele e Wanda conseguiram ter filhos nas HQs?

Simples (não é nem um pouco simples, mas a gente finge que é): Wanda descobre alguns fragmentos de energia e os utiliza para criar seus filhos junto com Visão. Acontece que nos quadrinhos é descoberto mais tarde que esses fragmentos de energia são partes da alma de Mephisto, o lorde do mundo dos mortos. E digamos que Mephisto não é pouca coisa para o universo Marvel e, portanto, teria poder suficiente para aprisionar a Wanda e ainda combater Dr. Estranho em seu filme. Ou mesmo todos os Vingadores juntos em filmes posteriores.

Só para contextualizar, eis alguns eventos do Univero Marvel em que Mephisto esteve presente:

- Traiu e roubou a alma da mãe de Victor Von Doom, o Dr. Destino, quando ele era criança (um dos motivos para o vilão sempre buscar poder absoluto). E isso pode se tornar um gancho para trazer um poderoso vilão para o MCU, juntamente com os heróis que mais sofreram com ele: O Quarteto Fantástico;

- É ele quem aprisiona o demônio Zarathos em Johnny Blaze, criando o Motoqueiro Fantasma. Sendo um bom gancho para introduzir o Motoqueiro Fantasma no MCU;

- Membro da Mão de Seis Dedos, organização de demônios que pretendem unir a Terra e o Inferno e são inimigos dos Defensores (o que poderia trazer de volta as séries da Netflix para o MCU).

Além disso Mephisto é capaz de aprisionar alguém no mundo dos mortos mesmo contra sua vontade e também de alterar a realidade, como visto nas HQs quando ele alterou os eventos pós-Guerra Civil para que a identidade de Peter Parker e a saúde da Tia May fossem recuperados, em troca do casamento de Peter e MJ. Esse tipo de poder poderia manter Wanda aprisionada em sua própria realidade, mesmo sem saber e contra sua vontade.

Se Mephisto for confirmado como vilão de WandaVision, ele pode introduzir uma série de heróis no MCU que antes a Marvel não possuía os direitos, e trazer velhos conhecidos de volta, como os heróis da Netflix. Caso isso aconteça, WandaVision não é apenas a primeira produção da Fase 4 do MCU, mas também a mais importante dela!


E aí, o que achou dessas teorias? Lembrem-se que são baseadas nos elementos dos dois primeiros episódios. Se concordar ou tiver outras ideias, basta deixar nos comentários!



WandaVision - O passo mais importante para a Fase 4 do MCU? WandaVision - O passo mais importante para a Fase 4 do MCU? Reviewed by Lorhien on quarta-feira, janeiro 20, 2021 Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.