Nerdoidos Recomenda - Os Sete (Livro)


Eu sinceramente não acredito que ainda não tinha feito um "Nerdoidos Recomenda" sobre esse livro, mas a dica Nerd de hoje é sobre um dos best-sellers nacionais de ambientação gótica: Os Sete, do autor André Vianco.


Quando os mergulhadores Tiago, César e Olavo encontram uma caravela portuguesa no litoral do Rio Grande do Sul, arqueólogos descobrem que essa caravela era anterior à expedição portuguesa ao sul do Brasil. Dentro dessa caravela, encontram uma grande caixa de prata. Ao abri-la, descobrem sete corpos decompostos em seu interior. Ao se derramar sangue em um deles, ele começa a se regenerar. Nos é revelado que eles são sete vampiros, que viviam em um castelo no Rio D'ouro, em Portugal. Inverno, o primeiro a despertar, com seu poder de criar um frio extremo, busca despertar seus outros cinco irmãos, com exceção do Sétimo, de quem possui um medo absurdo, para buscarem vingança contra os herdeiros de Tobia, o caçador que os aprisionou no caixão de prata. Dessa forma, os vampiros do Rio D'Ouro passam a espalhar terror pelo Brasil.

O livro de entrada de André Vianco foi, inicialmente, publicado do próprio bolso pelo autor. Apresenta uma história densa e psicológica. O ar gótico pode fazer parecer que é uma história de terror, mas não é bem isso. Apesar de se apoiar no medo de todos os que entram em contato com os vampiros, o livro não é feito para transmitir terror para os leitores. Mas mexe bastante com o psicológico. A partir do momento que você tem um vampiro chamado Acordador, cujo poder é despertar os mortos por um dia para que busquem vingança, você entende o quanto isso é profundo, até mesmo quando falamos da inocência e capacidade de perdão de uma criança. Ou mesmo quando um vampiro desperta tão sedento de sangue que, ao morder o pescoço de um humano, entra em frenesi a ponto de estraçalhar esse pescoço com os dentes, é palpável o desespero das personagens.

A leitura tem um ritmo agradável em sua maior parte, embora o livro possa se tornar monótono em outras. Ele caminha sempre para um ponto de convergência que parece insolúvel, e praticamente é. Por esse motivo a solução encontrada para o livro beira ao absurdo, e isso faz com que o final não seja dos melhores. Vale lembrar que quando falamos final, não é o final da história, já que ela continua no livro "O Sétimo". Ao mesmo tempo que essas características deixam o leitor preso ao livro, é também perceptível a inexperiência de Vianco como escritor, devido à alguns vícios de linguagem presentes nele. Muitos não chegam a incomodar, mas alguns parecer tornar a leitura mais arrastada.

De modo geral, Os Sete foi um abre alas para os autores de fantasia no Brasil, uma vez que seu sucesso inspirou muitos autores a seguirem o mesmo caminho. André Vianco consegue resgatar a essência da literatura do sobrenatural, especialmente sobre vampiros. Os Sete conseguiu me transmitir uma sensação de leitura sobre vampiros que eu não sentia desde que havia lido Drácula, de Bram Stoker. Recomendo que leiam.

NOTA: (Bom)
Nerdoidos Recomenda - Os Sete (Livro) Nerdoidos Recomenda - Os Sete (Livro) Reviewed by Lorhien on terça-feira, julho 26, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.