Nerdoidos Recomenda: Capitão América - Guerra Civil


Bem vindos à dica nerd do Nerdoidos Recomenda. E a dica de hoje vai para o último lançamento do Universo Cinematográfico da Marvel: Capitão América - Guerra Civil.



Inicialmente gostaria de alertá-los: o UC é extremamente diferente do universo dos quadrinhos, e isso ficou extremamente evidenciado pelo Guerra Civil. Não tente comparar com a HQ, de verdade, ou você ficará frustrado (até porque o arco Guerra Civil nas HQ's é incomparável), e como um filme dentro do UC, ficou muito bom.


Após a ação dos Vingadores na Nigéria que deixou vários mortos, a ONU, após verificar a quantidade de mortos em todas as ações dos Vingadores, decide que eles não devem ser independentes, e diz que eles deve responder e apenas agir onde existe jurisdição para isso. Tony Stark, muito em parte por conta de sua consciência pesada, acha essa ideia boa e aceita a proposta, junto com Visão, Rhodes e a Viúva Negra. Por outro lado, Capitão América alega que isso os impediria de agir onde precisam, e vai contra o registro, junto com Falcão Negro. Então, durante a conferência da ONU, uma bomba é explodida pelo Soldado Invernal e que mata várias pessoas, inclusive o Rei de Wakanda. Agora o príncipe, agora Rei de Wakanda, jura vingança para o Soldado Invernal. Rogers vai atrás de seu amigo Bucky, que alega categoricamente que não foi ele que fez aquilo, e ele acredita no amigo, impedido que ele fosse morto pela força tarefa. Com isso Rogers se torna procurado pela justiça e seus antigos companheiros, que agora respondem à ONU, recebem ordem de capturá-los. Tony Stark convence o jovem Peter Parker a ajudá-los, e Natasha convence o Pantera Negra a fazer o mesmo. Por outro lado, o time Capitão América recebe reforço do Gavião Arqueiro, que sai de sua aposentadoria para ajudá-los, Wanda Maximov e do Homem Formiga. E então esses dois grupos entram em combate.


Apesar de não parecer nos trailers, a premissa motivacional chega a ser melhor no filme do que foi nos quadrinhos, porém, sendo sincero, ela é mal trabalhada, chegando a ser meio superficial nos líderes de cada lado, e praticamente inexistentes nos outros membros, indo mais pela "lealdade" e "dívida pessoal" do que por um ideal. Chega até a parecer, para pessoas menos atentas, que a motivação do Capitão era unicamente o bromance com Bucky. Por outro lado, a motivação da ONU é bem mais forte do que foi nos quadrinhos.

Não vou ficar falando que tem pouco herói porque disso todos sabem, mas isso não chega a ser um defeito do filme. Eles trabalharam bem a batalha entre os heróis mesmo com poucos, talvez até melhor do que tivessem usado mais. Táticas em conjunto, salvaguardas e contra ataques muito bem colocados. 

Um problema é que introduziram um personagem de forma muito ruim: o Pantera Negra. Ele se tornou emotivo e caçador de vingança, bem diferente do Pantera que conhecemos. Por outro lado, temos participações GENIAIS do Homem Aranha e do Homem Formiga no filme. Finalmente a Marvel conseguiu seu alívio cômico, sem precisar forçar piada, já que esses personagens em si são personagens cômicos. E esse é um ponto super positivo para o filme. Apesar de ainda parecer fraca em relação à sua versão em banda desenhada, finalmente é mostrado o verdadeiro potencial da Feiticeira nesse filme, uma pena que foi um detalhe tão pequeno que passou desapercebido por muitos ([ LEVE SPOILER dica se você não quiser perder: no confronto dela com Visão, preste atenção no PRIMEIRO detalhe que aparece FIM DO LEVE SPOILER).


Tenho falado muito mais coisas ruins que coisas boas, então como assim eu "Recomendo". Se perceber, os pontos ruins são, em boa parte, comparação com sua contraparte nas HQ's, o arco que eu considero o ápice do Universo Marvel. Mas e se pensarmos nele apenas como um filme?

O ritmo do filme é muito bom. Tem ação frenética quase o tempo todo, muito bem planejadas. Drama
bem colocado, conflitos internos e externos, diferença de ideais, tudo bem encaixado. E o alívio cômico desse filme não é forçado como costuma ser em filmes dos Vingadores. Não temos um Tony Stark piadista o tempo todo, ou frases ridículas como "Olha a boca" para dar um ar cômico. Homem Aranha é um personagem que faz o alívio cômico tão bem que, para os que não conhecem o personagem direito, pode até parecer um pouco forçado, mas não é. O mesmo vale para o Homem Formiga.


Então como definir o filme? Divertido. Não porque tem muita piada, mas porque ele é um filme bem construído em si, tem um timing muito bom para cada sensação, algo que só me lembro de ter visto, nos filmes de Super Heróis, no Guardiões da Galáxia (não vi nem em Vingadores 2 e nem em Batman v Superman, mas espero realmente ver em Esquadrão Suicida e Doutor Estranho).


Então eu recomendo que vejam Capitão América: Guerra Civil no cinema mais próximo de você.

NOTA:  (Muito Bom)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário de fã do Universo Marvel e UCM:

Apesar de ser um filme muito bom, utilizar o nome Guerra Civil nos faz querer comparar com sua contraparte dos Quadrinhos, o que é um erro. Mas ainda assim eu, como fã, e aposto que você que também é fã do Universo Marvel também, não consigo parar de pensar em como poderia ter sido melhor esse filme se tivessem esperado um pouco mais para produzi-lo. Já teria apresentado o Pantera em seu próprio filme, o que não seria superficial como foi aqui, teria a Ms Marvel, e poderiam até colocar os Inumanos na trama. E, se tivessem se esforçado um pouco mais, poderiam ter pego o Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro e colocado na história, já que as séries e os filmes pertencem ao mesmo universo. Sei que seria difícil, são séries 18+, muitos deles não gostam dos Vingadores, mas eles estavam lá na Guerra (ok, não era o Matt Murdock, mas vocês entenderam). O que quero dizer com isso é: se apressaram demais para fazer o Guerra Civil no cinema, poderiam ter esperado um pouco mais para produzi-lo.

E para os que falam que devia ser um filme dos Vingadores: NÃO. O filme é claramente um filme do Capitão América.
Nerdoidos Recomenda: Capitão América - Guerra Civil Nerdoidos Recomenda: Capitão América - Guerra Civil Reviewed by Lorhien on terça-feira, maio 03, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.