Nerdoidos Recomenda: Alice no País do Quantum (Livro)


Bem Vinda Macacada Evoluída à mais um Nerdoidos Recomenda. Hoje teremos um dos melhores livros de divulgação cientifica que conheço: Alice no País do Quantum!



Alice no País do Quantum tem como objetivo explicar, principalmente ao público leigo, alguns conceitos básicos e importantes da Física Quântica. E como bom Nerd, você vai querer conhecer mais sobre esse assunto!

Esse nome aterrorizante que faz as pessoas xingarem a física e os charlatões escreverem livros de pseudo ciência, deturpando totalmente os conceitos em pró de uma venda grande de livros mais espiritualizados do que científicos (estou falando de você, Amit Goswami!). Para não cair na mão desses charlatões? Conhecendo os mecanismos da ciência de universo microscópicos.

Mas como explicar conceitos tão complexos da física quântica, que é extremamente probabilística e fatores absurdamente fora de nossa lógica comum? É aí que está a sacada genial de Robert Gilmore: transportar o leitor para o universo quântico, onde nada parece fazer sentido, igualzinho ao que acontece em Alice no País das Maravilhas! Dessa forma, ele faz com que o leitor tenha contato direto com as interpretações da física quântica de Niehls Bohr, Richard Feynman, Albert Einstein, Marie Curie, Werner Heisenberg, Louis de Broglie, Wolfang Pauli, Max Planck, entre diversos outros físicos que desenvolveram durante toda a era da física moderna.

Ele traz conceitos complexos como saltos quânticos e princípio da incerteza de Heisenberg, de forma relativamente simples, se aproveitando da dramatização de cada um desses conceitos. Isso também faz com que a leitura não se pareça com a de um livro didático, mas sim como um livro literário que quer te passar uma ideia. Sabe aqueles manuais "For Dummies"? Então, esse livro é ainda melhor que eles para entender esses conceitos.

Claro, por utilizar de dramatização e tentar se comunicar com um público não especialista em Física, o livro conta com certas imprecisões cientificas, mas nada de muito grave. Além de se comunicar bem com o público leigo, o livro também se comunica bem com o público que está sendo introduzido na física, como os estudantes de Física de começo de curso.

E para você, formado em Física (fala comigo, porque somos poucos e precisamos manter contato e criar um grupinho), não pense que o livro não será útil para você. Ele te apresenta uma forma não apenas de fácil compreensão, mas interessante de explicar aqueles conceitos que seus amigos te perguntam do nada. Afinal, de que adianta saber determinado assunto da ciência, se você não pode passá-lo para outros. Dessa forma, esse livro cumpre o que seu subtítulo diz: A Física Quântica ao alcance de todos. Todos mesmo. Esse livro é indicado para estudantes de ensino fundamental, médio, graduação, professores (especialmente professores), físicos e qualquer pessoa curiosa pelo assunto.

Nota:(Ótimo)

Você pode adquirir o livro Alice no País do Quantum clicando NESSE LINK!
Nerdoidos Recomenda: Alice no País do Quantum (Livro) Nerdoidos Recomenda: Alice no País do Quantum (Livro) Reviewed by Lorhien on terça-feira, fevereiro 09, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.