Nerdoidos Recomenda - Neon Genesis Evangelion (Mangá)


Bem vinda Macacada Evoluída que está aqui para ver o Nerdoidos Recomenda dessa semana! Hoje trazemos o clássico Mangá Neon Genesis Evangelion!



Esse mangá em 14 volumes, cuja publicação começou em 1994 e terminou em 2013. Sim, 19 FUCKING anos para lançar 14 volumes (que deram um total de 28 no Brasil). Sua história é diferente do anime, levando a história muito mais para o lado da intriga e manipulação do que para a ação.

Talvez vocês já estejam familiarizados com a história de Evangelion, mas vamos lá: No ano de 2000 ocorreu o chamado Segundo Impacto, onde um meteorito atinge o pólo Sul, ou pelo menos foi isso que foi revelado para a população. O Segundo Impacto derreteu quase que instantaneamente a calota polar, que gerou grandes catástrofes que matou 2 bilhões de pessoas, e gerou diversos conflitos nucleares que acarretou na morte de mais milhões de pessoas.

Após isso, as cidades do mundo começam a receber visitas de entidades monstruosas e gigantes, que receberam o nome de "Angels". Para combater os Angels foi criado o órgão NERV, responsável pela construção de uma arma capaz de combater eles, as unidades Evangelion (ou apenas EVA), que são robôs gigantes que se sincronizam com a mente do piloto, fazendo com que ele possa movimentar o robô como se fosse o próprio corpo.

E é claro, Tóquio 3 (cidade rescontruída da capital japonesa) começa a receber a visita de Angels
com cada vez mais frequência, porque se tem uma coisa que aprendemos é que o maior problema que temos de morar no Japão é ter de se acostumar com ter um monstro gigante e um mecha brigando no meio da rua, roubando sua vaga de estacionamento ou destruindo a parede do banheiro onde você está fazendo seu momento pessoal de meditação, pelo menos uma vez por semana.

Mas Evangelion não é apenas um anime/mangá sobre robôs gigantes matando monstros, é uma ficção cientifica muito bem construída, cheia de intrigas, manipulações, espionagem, simbolismo, fanatismo, traições, mortes e assassinatos, violência sexual e miséria, ou seja, nele está presente tudo de pior que há na humanidade e que se revela nos momentos mais catastróficos possíveis, as guerras são exemplo. Se acha que estou exagerando, pensem que o filme "The End of Evangelion" (não faz parte dessa coletânea) começa com protagonista se masturbando após tentar acordar a companheira em coma e sua veste abrir no processo.

Então chegamos em 2015. Sim, esse mesmo ano que no mundo real foi uma merda. Mas aqui eles tem robôs gigantes enfrentando monstros no meio da rua para evitar o extermínio da raça humana. Seu ano não parece mais tão ruim assim, não é mesmo? Somos apresentados à Shinji Ikari, um jovem interiorano que é trazido da casa de seus tios para morar em Tóquio com seu pai, que é o maior exemplo de pai ausente e FDP do universo. Aqui ele é colocado para pilotar um EVA e derrotar os Angels.

Até aqui a história do Anime e do Mangá é a mesma. Na verdade, até mais ou menos a metade da história ela se mantém a mesma, mas a partir desse ponto tomam rumos diferentes, e na minha opinião, a história do mangá é muito melhor. A partir da edição 10 no Brasil, temos uma reviravolta na história que afasta anime e mangá.

Sobre os desenhos, foram feitos Yoshiyuki Sadamoto, e não vou dizer que são obras primas, mas cumprem perfeitamente seu papel. Os traços não são complexos (com exceção dos EVA's, cujo o desenho é muito mais bem elaborado que qualquer outro), mas transmitem a informação que precisa transmitir. Eles transmitem adrenalina e angústia nas cenas de ação, sensualidade na dose certa, tristeza e reflexão nos momentos de drama. Então para enfatizar: os traços parecem mais preocupados em transmitir emoções do que detalhes dos personagens.

Sobre os personagens: que sensacional. Eles são muito bem construídos, cada um com seus conflitos internos e com seu jeito completamente único. Ver Shinji ser um garoto perturbado por ter sido praticamente abandonado pelo pai, ao mesmo tempo que outros personagens tiveram histórias completamente trágicas no passado (porra, a história do Kaji me deixou completamente sem rumo). Entender porque Gendo é do jeito que é e porque tem suas motivações, perceber o que a SEELE faz tudo pelo fanatismo religioso, entender porque da arrogância de Asuka ou da falta de sentimentos da Rei. Apesar de ser uma história sobre robôs gigantes, os robôs não tem tanto foco quantos os próprios personagens e seus conflitos.

Sobre a história, ela é chocante. E o pior, ela vai literalmente se complicando cada vez mais depois que os segredos começam a ser revelados, até chegar a um ponto que nada parece ter solução. Seu final é algo muito filosófico, assim como toda sua história, e ele não perde seu foco. Não vou negar que certas coisas se tornam muito previsíveis depois de revelados certos segredos, mas isso não interfere na experiência chocante.

Publicado no Brasil inicialmente pela Editora Conrad e depois pela Editora JBC, Neon Genesis Evangelion já é difícil de se encontrar nas bancas de jornal, mas você pode encontrar no site da própria JBC, que relançou toda a história em edições especiais (que equivaleriam a 1 edição completa japonesa, enquanto as da Conrad equivaliam à meia edição cada).


PS.: Ok, mas a música de introdução do anime é a melhor já feita!!!

Nerdoidos Recomenda - Neon Genesis Evangelion (Mangá) Nerdoidos Recomenda - Neon Genesis Evangelion (Mangá) Reviewed by Lorhien on terça-feira, janeiro 12, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.