Nerdoidos Recomenda: The Shotgun Diaries (RPG)


Bem vinda macacada evoluída!!! Após saber que Glenn está vivo (sério que vocês acharam que ele ia morrer?), que tal uma dica do melhor RPG ambientado em um apocalipse zumbi que eu já joguei? Então venha conferir The Shotgun Diaries!



The Shotgun Diaries é um RPG interpretativo lançado no Brasil pela Redbox Editora, a mesma editora de Old Dragon. Mas todo RPG não é interpretativo? Sim, mas isso é levado à outro nível em RPGs como Shotgun Diaries. Você sequer tem ficha de personagem! Seu personagem pode até características especiais, como ser astuto, forte, veloz, perigoso, indefeso ou furtivo, e isso vai te dar vantagens em relação aos testes, mas é só isso. Nada de ficar horas montando ficha. Sei que muitas vezes essa é grande parte da diversão, mas as vezes só queremos sentar e começar a aventura de uma vez, e é isso que Shotgun Diaries faz. Não ter ficha também traz ainda mais interpretação ao universo, uma vez que os jogadores não ficarão mais presos a números e estatísticas, eles irão agir diretamente pensando como o personagem.

Arquétipos de personagens
Sobre os testes, eles representam bem o desespero de um apocalipse Zumbi. Você rola uma quantidade de d6 equivalente ao seu personagem (no melhor estilo Storyteller e Storytelling), e o 6 representa um sucesso. Exatamente, APENAS o 6 representa o sucesso. E esse é o básico de regras de testes que você tem no jogo. Não há testes de combate, também não há testes caso os personagens estejam em uma situação e tranquila, sem correr risco (raridade no jogo). Há também a regra do MEDO. De acordo com a situação, você tem um nível de medo. Com isso, um dos dados que você irá lançar será o seu "dado de medo". Se, para realizar a ação, você utilizar o 6 daquele dado, seu personagem deverá fazer algo pensando apenas em preservar sua própria existência, como se esconder, trancar amigos para fora do refúgio, colocar fogo em uma passagem para impedir os zumbis, coisas loucas para se proteger.


Há também é a regra do Relógio Zumbi. A cada 10min da vida real, se passa cerca de um dia no jogo. Isso acarreta em uma diminuição dos suprimentos e aumento da quantidade de zumbis das redondezas. Além disso você pode encontrar nesse ponto um zumbi solitário em algum lugar do

refúgio.

O jogo envolve basicamente sobrevivência. Caçar recursos, suprimentos, armamentos e refúgios seguros. Mas você está em um apocalipse zumbi, nada disso dura para sempre! Uma hora seus suprimentos acabam e você precisa ir atrás de mais. Uma hora seu refúgio será invadido. Uma hora terá tanto zumbi ao redor do refúgio que você precisará mudar de lugar. Num apocalipse zumbi, você não pode ficar parado se quer sobreviver, e Shotgun Diaries te coloca bem nesse clima. Matar um zumbi é fácil, não tem porque fazer vários cálculos de batalha. E matar uma hora é praticamente impossível. Por isso testes de batalha são inúteis e por isso que Shotgun Diaries proporciona boas horas de diversão. As regras são simples, coisa de que com uma preparação de no máximo 20min, todo mundo já leu o manual de regras (que contém 15 páginas pequenas) e já podem começar a jogar. Simples mas atende perfeitamente às necessidades do jogo.

A lata da versão de luxo, que já vinha com dados especiais, fichas de suprimentos armas, refúgios,etc, incluía um CD de efeitos e trilha sonora (inclusive o próprio relógio zumbi já cronometrado), mas ela infelizmente não é mais comercializada. Antes a versão digital Ebook também acompanhava as mesmas trilhas que vinham no CD, mas eu, sinceramente, não sei se ainda vem. Mas nada como um mestre preparar umas músicas tenebrosas em seu celular e utilizar o sistema de soneca do despertador para resolver todas essas necessidades!

Você pode adquirir a versão Ebook dele CLICANDO AQUI! E aí, o que acharam dessa dica? Tem algum produto nerd que gostariam de ver aqui? Deixe seu comentário!
Nerdoidos Recomenda: The Shotgun Diaries (RPG) Nerdoidos Recomenda: The Shotgun Diaries (RPG) Reviewed by Lorhien on terça-feira, novembro 24, 2015 Rating: 5

2 comentários:

  1. Cara, eu nunca joguei esses RPG, mas, to morrendo de vontade na real hahahahah Gostei do seu blog, achei bem criativo, to seguindo e está na minha barra de favoritos pra que eu acompanhe ;3
    Bjsss

    www.gabistaniak.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio! Eu super aconselho jogar RPG de mesa, especialmente os interpretativos! A diversão que eles proporcionam é ímpar!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.