Nerdoidos Recomenda: Reinos de Ferro (RPG)

"Embarque em uma jornada de aventura e intriga em mundo movido a vapor, pólvora, aço e magia. Armados com as maravilha da mekânica e acompanhado de poderosos gigantes-a-vapor, explore cidades cobertas de fuligem e ruínas de antigas civilizações"


O Livro Básico dos Reinos de Ferro (Iron Kingdom) foi um RPG lançado pela Privateer Press, trazido para o Brasil totalmente traduzido pela Editora Jambo. Baseado no aclamado cenário da Trilogia do Fogo das Bruxas, traz um universo de fantasia que é, infelizmente, tão subvalorizado no mundo do RPG de mesa: o Steampunk.

Nele somos transportados para Immoren ocidental, local dos Reinos de Ferro, onde a tecnologia a
vapor se desenvolveu em paralelo com a magia. As raças que viviam no mundo se adaptaram à essa nova forma de produzir materiais, se locomover e até mesmo batalhar. Os campos de mineração, plantações, portos, oficinas e campos de batalha são recheados de robôs gigantes movidos à vapor que se movem aos comandos de seu mestre. Maquinário automatizado, assim como navios e trens de carga jorram sua fumaça no ar. Humanos, anões, iosanos (algo como os elfos), ogruns (algo como os orcs) e trolloides (algo bem feio) dividem e por vezes lutam por seu espaço nesses reinos. Enquanto isso, magos e alquimistas estão eu seus laboratórios fazendo seus estudos, por vezes sendo forçados a se aventurar.

Sinceramente, Reinos de Ferro é um dos melhores cenários de RPG que saíram nos últimos tempos. Perfeito para aventuras épicas onde você possa crava um duelo de espadas, conjurar encantamentos e causar destruições em massa insanas com explosões de pólvora, tudo na MESMA aventura. Se você quer uma aventura ou uma campanha para se recordar pelo resto da vida, esse RPG é perfeito.

Ao mesmo tempo, o cenário é tão completo que também permite que você crie aventuras de intrigas, política e investigação. Mas sinceramente, embora seja perfeitamente possível de fazer esse tipo de aventura, não achei que seja um ponto forte desse RPG. Mas também pode ser porque eu quando peguei só queria ver as coisas fazerem BUUUUUM!!!

Enfim, partindo para o livro como um livro de RPG:

Pode causar estranhamento para alguns hoje em dia em que sistemas novos não são tão comuns, mas Reinos de Ferro usa um sistema de regra próprio, que procura abranger todos os aspectos do jogo, como controle e batalha de gigantes a vapor, montarias, batalha com armas brancas e armas de fogo e magia. Mas não se preocupe, apesar de bastante completo e abrangente, o sistema é bastante simples e fácil de entender.



Traz sete raças jogáveis, que se assemelham às raças tradicionais dos RPGs: Humanos, Anões, Iosanos(Elfos), Nyss(Elfos Negros), Gobber(góblins), Ogrun(Orcs) e os Trolloides(juro que tô tentando, mas eles não parecem em nada com nenhuma raça para mim, nem com trolls). Cada, como de costume, apresenta suas características, assim como facilidades e dificuldades para se adequar às carreiras.

Falando das carreiras, elas são as classes dos Reinos de Ferro. Temos as mais tradicionais, como cavaleiro, ladrão, arcanista, feiticeiro, entre outras, assim como carreiras que não podiam faltar em uma ambientação desse tipo, como fuzileiro, pirata, soldado de trincheira, investigador, e algumas construídas especialmente para esse cenário de magia e tecnologia, como mago-pistoleiro, mekânico arcarno, mekânico de campo e conjurador de guerra. No total, são 30 carreiras jogáveis.






Além de, é claro, apresentar regras para customizar e controlar gigantes a vapor, regras para magias e uma lista delas e um bestiário para o mestre planejar sua aventura.


Sobre o livro em si, ele é uma arte a parte. A foto da postagem, infelizmente, não faz jus à beleza que é a capa do livro, com os efeitos de relevo e reflexo. Ele é em brochura e capa dura, com 350 páginas de ótima qualidade e durabilidade, recheada de artes de altíssimas qualidades e ótima diagramação.

Se você quer começar uma excelente campanha com seus amigos, esse livro é, com certeza, uma das melhores opções que temos hoje no mercado.

E você pode comprá-lo CLICANDO AQUI

Comprando com nosso link você ajuda o blog a melhorar.
Nerdoidos Recomenda: Reinos de Ferro (RPG) Nerdoidos Recomenda: Reinos de Ferro (RPG) Reviewed by Lorhien on terça-feira, novembro 03, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.