Nerdoidos Recomenda: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison


Hoje venho trazer algumas dicas de conteúdo para você, um nerdoido, mergulhar de cabeça!

Para começar, irei te dizer um pouco mais desse livro que ganhou o concurso Fantasy, do selo Casa da Palavra da editora LeYa!


A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, transporta você para uma Porto Alegre vitoriana, onde a tecnologia a vapor permitiu alguns avanços tecnológicos se tornassem contidianos, como autômatos a vapor e dirigíveis, assim como o início da tecnologia de transcrição magnética de mensagens de áudio em fitas. Ou seja, seja bem vindo a uma Porto Alegre Steampunk!

Nesse livro conhecemos o jovem jornalista carioca Isaías Caminha (ou não exatamente o conhecemos aqui, já que ele das obras de Lima Barreto), que chega à Porto Alegre para conseguir uma matéria com o assassino em série que assombrou a alta sociedade da região, o médico Dr. Louison, que foi capturado, preso em um hospício e condenado à morte por asfixia. Mas a história de Isaías não pára por aí, já que ele acaba se deparando com sociedades secretas que incendeiam a sociedade, como o Pathernon, e com isso entende um pouco mais sobre o médio e o que lhe levou a causar todas as mortes da qual é acusado, assim como entender os mistérios que envolvem as pessoas mais influentes da cidade.

Apesar de eu ter chamado a atenção para a temática Steampunk, o autor utiliza isso como um pano de fundo singelo. Essa tecnologia está presente de forma tão natural no universo criado, que você sequer o percebe, a não ser quando eles tem uma importância muito maior do que em outros eventos. A história é contada através de cartas, noitários, mensagens telegráficas e transcrições magnéticas dos diferentes personagens, nos dando diversos pontos de vistas sobre os fatos, alguns inclusive perturbadores. O mergulhar na personalidade de cada um, exceto daqueles que são naturalmente um mistério, é tão intenso que você chega a sentir os mais diversos e diferentes sentimentos pela personagem, desde compaixão, até ódio, admiração e as vezes um pouco de tesão. As opiniões dos personagens também reflete bastante o período de transição social que o país passava na época, portanto vemos alguns personagens ainda recheados de preconceitos, enquanto outros lutam pela igualdade e tratam todos de forma igualitária.

A escrita em si é uma obra a parte. Para nos localizarmos ainda mais temporalmente no universo, Tavares utilizou, em diversas palavras e ocasiões, a forma padrão da língua portuguesa do final do século XIX e início do século XX, isso sem contar os neologismos, as figuras de linguagem  e o regionalismo trago de forma tão sutil.

Além disso, devo tirar o chapéu à homenagem e reinvenção dos clássicos da literatura brasileira que o autor traz ao livro. Além de Isaías Caminha, personagem marcante de Lima Barreto, temos Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio de Azevedo, Simão Bacamarte, o alienista de Machado de Assis, Solfieri, de Álvares Azevedo, Vitória Acauã, vinda dos Contos Amazônicos de Inglês de Souza, entre outros. Esses personagens são trazidos com suas histórias recontadas e é mergulhado na personalidade de alguns deles, em uma transformação que, devo admitir, foi brilhante.

O livro, apesar de não ser um livro com muita ação, prende e instiga você durante sua leitura. Tavares se arriscou em trabalhar muito fortemente na linha tênue que separa o bem do mal, assim como na relatividade desses dois conceitos. A ideia de amizade também foi fortemente trabalhada, assim como o amor vistos de diferentes formas.

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é um ótimo livro a um preço relativamente baixo. Você pode comprá-lo na Saraiva CLICANDO AQUI.
Nerdoidos Recomenda: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison Nerdoidos Recomenda: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison Reviewed by Lorhien on terça-feira, outubro 13, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.