Quinta Nerd - Vamos falar sobre a E3?

    Bem Vinda Macacada Evoluída que está lendo esse artigo de retorno da coluna "Quinta Nerd". E que assunto melhor para retornar com essa coluna nerd do que a opinião do blog sobre a E3 2015? Vocês já devem estar por dentro da maior parte das novidades que a Electronic Entertainment Expo desse ano, não é verdade? Então aqui falarei sobre as minhas opiniões sobre o que essa feira trouxe.

    Vamos começar então com a primeira conferência: Bethesda. Estreando sua primeira conferência própria na E3, a Bethesda mostrou que não está no mundo dos games para brincar. A empresa que em 2014 lançou ESO, The Evil Within e Wolfstein: The New Order, mostrou que não tirou folga em nenhum momento. Os anúncios desse ano tornaram sua estreia em uma obra épica! Dishonored é considerado por muitos um dos melhores FPS da história, então ela tratou logo de anunciar sua continuação, Dishonored 2. Apesar de um jogo muito bom, não tem a mesma popularidade que os outros grandes títulos que ela anunciou. Para 2015, teremos Fallout 4, um jogo tão grande, mas tão grande, que os próprio produtores não conseguiram ver tudo do jogo, mesmo com 400 horas de jogo. O resgate do título Fallout em 2008 com Fallout 3 e a busca pela essência inicial da franquia em 2010 com Fallout New Vegas, armaram um terreno confortável para Fallout 4 pousar. Um ponto positivo é que o trailer do jogo não tenta enganar o jogador. Ele tão tem gráficos tratados e que sofrerão downgrade depois. Não, os trailers mostram os gráficos do jogo crus, o que pode até mesmo gerar um upgrade neles até o lançamento (o que, sinceramente, não é necessário quando falamos de Fallout). Ainda sobre a franquia Fallout, durante sua conferência, ela ainda lançou na iOS App Store o jogo Fallout Shelter, onde você será um Overseer de uma Vault.
Fallout 4 é o grande destaque da Bethesda
    Sabe que outra franquia retorna na conferência da Bethesda? Doom! Sim, o jogo que criou o FPS como conhecemos está de volta! Desde 2004 a franquia não dava as caras, e agora, 11 anos depois, o jogo está de volta, com um ar menos sombrio que o seu antecessor e mais parecido com os clássicos dos anos 90. Com esses anúncios, temos uma abertura da E3 simplesmente incrível.

   

    A próxima conferência foi a da gigante Microsoft. Sem mais delongas, ela inicia sua conferência com o jogo mais aguardado do XOne: Halo 5. O jogo apresenta uma nova proposta no multiplayer e a continuação da história da saga. Recore, Forza Motorsport, Rise of Tomb Raider, Gigantic e Gears of Wars foram os exclusivos apresentados de forma majestosa pela empresa e que roubaram a cena. Além deles, temos Sea of Thieves, um jogo exclusivo de XOne e Windows 10. A maior surpresa foi o trailer e o anuncio do jogo Dark Souls III durante sua conferência, pois FromSoftware comumente faz seus anúncios durante a conferência da Sony. O trailer não mostra nada do gameplay do jogo, mas já é o suficiente para deixar os fãs da franquia com arrepios e quererem mais!
Microsoft mostrou a capacidade das HoloLens em games
    Os outros pontos de destaque da conferência da Microsoft ficaram por conta dos hardwares. Teremos que o XOne será capaz de rodar jogos do XBox 360, e o novo controle para o console. Incrível mesmo foi a apresentação do funcionamento da HoloLens! Utilizando Minecraft como exemplo do funcionamento, a Microsoft deu um show apresentando as funcionalidades do dispositivo que permite criar e manipular hologramas.



    Eletronic Arts foi uma conferência que atendeu as expectativas, que não eram muito altas também. Além dos tradicionais jogos da divisão EA Sports (onde o único destaque foi Pelé subindo ao palco para anunciar FIFA16, onde poderemos utilizar times femininos), ela anunciou Mass Effect
O incrível gameplaye de Star Wars Battlefront
Andromeda, Mirrors Edge Catalyst, a expansão Knights of the Fallen Empire para o MMORPG Star Wars the Old Republic. Os destaques da conferência ficaram por conta do anúncio do Need For Speed, que contará com a maior personalização já vista na franquia, tentando resgatar a essência dos sucessos NFS Underground 1 e 2. O maior destaque da conferência fica por conta do simplesmente fabuloso vídeo de gameplay do novo Star Wars Battlefront! O jogo está sensacional e esse gameplay fez o escritor que vos fala comprar o jogo agora na pré-venda!

   Assim como a EA, a Ubisoft foi uma conferência, digamos, normal. Assassin's Creed Syndicate e Just Dance 2016 foram os tradicionais títulos anuais tragos pela empresa. Além disso, tivemos três jogos da franquia Tom Clancy's, uma expansão para o jogo The Crew, permitindo que os jogadores utilizem motos em bigfoots, expansão para o jogo Trial Fusions, um novo Trackmania, Anno 2205 e For Honor, que foi o destaque dentre esses ditos. Outro ponto legal foi a Ubisoft ter apostado novamente na galerinha de South Park. Depois do incrível jogo South Park Stick of Truth, teremos o jogo South Parke: The Fracture But Whole, que só pelo título já podemos ver o espírito do querido desenho nesse jogo!

    A próxima conferência foi o maior destaque dessa E3. Sony chega já arrebentando no trailer incrível de The Last Guardian. Mas não parou por aí. Horizon - Zero Dawn, Hitman, Street Fighter V, No Man's Sky, Dream foram os incríveis jogos que preencheram a conferência Sony, mostrando todo o poder que o PS4 tem. O exclusivo de PS4 e PSVita (sim, ele ainda existe) World of Final Fantasy deu as caras, mostrando que a franquia ainda está muito viva. Mas as luzes se apagam, o trailer começa a rodar. Apesar de diferente, você conhece aquele cenário. Apesar de mais realista, você tem certeza que já esteve lá. Então aparece um negro brutamontes com uma metralhadora no lugar da mão, logo em seguida, de costas, um loiro com uma espada que chega a ser maior que ele.
O anúncio mais bombástico da E3: Final Fantasy VII Remake
"Não pode ser!" você pensa. Fica de boa aberta. Então o logo de um cometa caindo aparece e a palavra "Remake" surgi escrita na tela. Sim! Final Fantasy VII, considerado pela grande maioria o melhor Final Fantasy da história estará de volta, mas agora totalmente remasterizado com a capacidade gráfica do PS4! Você sente a emoção exalando da plateia.
     Por essa ninguém esperava, mas todo mundo queria! Se a conferência da Sony tivesse parado por aí, já teria sido o maior sucesso da E3. Mas a Sony não sabe brincar. Ela ainda anuncia o Kickstarter da continuação do grande sucesso do Dreamcast. Sim, você viveu para ver um Kickstarter na E3, e ainda o Kickstarter de Shenmue 3. Mas sejamos sinceros, quem iria apostar dinheiro nesse jogo? TODO MUNDO! Sim, Shenmue praticamente inventou os sandbox 3D e é um dos melhores jogos já feitos. Prova disso é que o Kickstarter do Shenmue 3, em apenas um dia, arrecadou mais de 25 milhões de dólares. Mas, como eu disse, Sony não sabe brincar. Traz ainda o gameplay de Batman Arkham Knight, o gameplay de Call of Duty Black Ops III (que, por um momento, eu jurava que era Titanfall... sério, não via diferença nenhuma) e encerra sua conferência com Uncharted 4: A Thief's End, mostrando toda a imponência desse game.

    Até aqui, tudo lindo e maravilhoso na E3. Sim, porque até mesmo as conferências mais fracas até então (EA e Ubisoft) trouxeram o que esperávamos e um pouquinho mais. Porém nem tudo é flores na E3.

     O último dia de conferência se inicia com a empresa de sucesso mais longeva dos games. Mas as expectativas para a conferência da Nintendo também não eram muito altas, afinal, WiiU vai mal das pernas e não tinha nenhum título próximo sendo esperado. Mas a Nintendo é conhecida por surpreender com revoluções na E3, foi assim em 2005 (Wii), 2010 (3DS) e 2011 (Wii U).
    A Nintendo inicia com o lindo anúncio de Star Fox Zero, para Wii U. A franquia tinha sido praticamente deixada de lado desde o remake do Star Fox 64 para o 3DS, então isso deixou o público eufórico. The Legend of Zelda: Triforce Heroes (multiplayer co-op de Zelda), Hyrule Warriors e Fire Emblem vieram para aumentar a euforia para os donos de 3DS. Porém, acabamos por aqui. O resto da conferência da Nintendo foi um fracasso. Ela estava praticamente implorando para que as pessoas comprassem seus Amiibos, e ficaram 80% de sua conferência (feita via Nintendo Direct, porque subir no palco é muito Mainstream) falando sobre as funcionalidades deles. Mas Amiibos não são novidades, Disney Infinity e Skylanders estão aí para provar. Aliás, um dos destaques (segundo ela) era que os Amiibos serão compatíveis com Skylandes. Ok, entendemos seu ponto Nintendo. O restante do tempo foi utilizado para contar a trajetória dos desenvolvedores e em brincadeiras de
fantoches. Ok, é importante e legal saber a trajetória dos desenvolvedores, mas a E3 não é lugar para isso, é lugar para novidades. Mas isso não bastava. Ela ainda lança dois Animal Crossing, um para 3DS e um para Wii U, sendo o segundo uma versão especial para jogar com, adivinhem, Amiibos! Mas calma, ela anunciou Metroid para 3DS. Espere um segundo, Metroid Prime Federation Force é apenas um spin off multiplayer de Metroid. Como você tem a coragem de anunciar um Spin Off sem sequer ter lançado um jogo cânon da franquia para essa geração!

#Fim do momento Rage de um dono de N3DS3#

    Ok, Super Mario Maker tem uma proposta interessante, mas será apenas para Wii U, sendo que podia muito bem ser aproveitado no 3DS. E mais, porque a Nintendo não mostrou o tão aguardado Zelda para Wii U, que terá um mundo aberto enorme, segundo a empresa? Mas enfim, a conferência da Nintendo foi tão criticada que Iwata pediu perdão pelo vacilo.

    A conferência da Square foi mais do mesmo. A maior parte de seus jogos já tinha sido anunciados em outras conferências, como World of Final Fantasy, Rise of Tomb Raider, Final Fantasy VII Remake, mas dessa vez disseram que ele virá para PC (É PARA GLORIFICAR DE PÉ IRMÃOS!). Um trailer de Just Cause 3 que foi tão chato quanto o próprio jogo, dois jogos de Kingdom Hearts, sendo um para dispositivos móveis, assim como Lara Croft Go. A Eidos Montreal subiu na conferência para falar de Deux Ex - Mankind Divided.

    A PC gaming show foi uma conferência recheada de coisas, mas nada que seja muito novo. A maior decepção ficou pela ausência da Valve na E3, embora ela atualmente seja tão grande que faz uma E3 praticamente sozinha. Os destaques ficam por conta de: Killing Floor 2, Total War: Warhammer, Fable Legends, Gears of War: Ultimate Edition, Hitman, a expansão Tanoa para Arma 3, DayZ, a expansão Legacy of Void para StarCraft 2 e No Man's Sky. Apesar disso tudo, eu diria que a PC Gaming Show foi meio fraca, considerando a capacidade gamer que um PC possui. Eu mesmo que jogo em PC (se pudesse jogaria em todos os consoles, mas eu não peido dinheiro), achei que a ausência da Valve foi um golpe duríssimo nela.


    Para concluir, quem podemos dizer que saiu vitoriosa da E3? De início, minha ideia seria dizer que foi a Sony, com tudo o que ela apresentou, mas a Microsoft não ficou muito atrás. A Sony ganhou muito mais destaque por ter anunciado o remake de FFVII, que depois se mostrou como não sendo um exclusivo, mas para mim as apresentações de hardware da Microsoft valeram muito também. Com isso em mente, eu diria que quem saiu vitoriosa foi na verdade a Bethesda. Por quê? É a primeira conferência dela na E3 dela e ela mostrou a que veio, trouxe exatamente o que os jogadores queriam e ainda mais. Sony e Microsoft já tem experiência com conferências na E3, então claro que souberam aproveitar o tempo para apresentar mais coisas, mas a Bethesda não tem toda essa experiência. Então, apesar dos grandes destaques das outras companhias, o show foi dado pela iniciante. Parabéns Bethesda.


    Quanto a você Nintendo, espero que consiga se redimir dessa vergonha que foi a E3 desse ano.
Quinta Nerd - Vamos falar sobre a E3? Quinta Nerd - Vamos falar sobre a E3? Reviewed by Lorhien on quinta-feira, junho 18, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.