Não é tudo pelos 20 centavos!

Desculpe pessoal. Sei que esse é um blog de humor, mas como Paulista de nascença e Brasileiro com orgulho, é obrigação falar sobre o que tem acontecido em São Paulo. Há pelo menos 8 anos eu utilizo o transporte público paulista diariamente. Na verdade, o utilizei durante minha vida toda, mas como a partir do meu ensino médio eu comecei a estudar fora de minha cidade natal, eu precisava usar ele diariamente. Especialmente os trens e metrôs.

O que eu tenho a declarar? Em 2006, a passagem que eu pagava para ir para a escola era de cerca de R$2,20. Desde aquele tempo, se dizia de um projeto de ampliação da linha 11, levando o Expresso Leste até Suzano. Como morador da cidade de Poá que estudava em Mogi das Cruzes, claro que fiquei na expectativa. Enfim, esse projeto existia desde a época em que minha irmã começou a estudar em Mogi, ou seja, já existia desde pelo menos 2003. Enfim, estamos em 2013 hoje, e até hoje essa linha não saiu do papel. Ok, agora estão com reformas na estação dizendo que será implementada a extensão até 2014. Mas pensem bem, já se foram mais de dez anos na mesma história. Nesses mais de dez anos, vi a passagem dos trens subir de R$2,20 para R$3,20. Você pode pensar que R$1,00 não faz tanta diferença, mas vamos às contas. Você paga pelo menos duas passagens, ida e volta. Nisso você já gasta R$6,40 em vez de R$4,40, quase o dobro. Imagina que você utiliza ele para trabalhar e/ou estudar, isso totalizam R$32,00 por semana, em vez de R$22,20. Um mês tem em média 4 semanas, portanto você gasta por mês R$128,00, em vez de R$88,00. Já temos uma diferença de R$40,00 por mês. E o que mudou na qualidade dos trens nesse período? Nada, houve diminuição da qualidade, isso sim. O número de pessoas que utilizam esse transporte aumentou, mas a quantidade de trens não aumentou na mesma proporção. Mas espera, a empresa arrecada R$40,00 a mais por pessoa do que em 2005, então tem sim como aumentar a quantidade de veículos e melhorar a malha elétrica. O intervalo de tempo entre os trens, em teoria, diminuiu, mas na prática, aumentou e muito. Uma chuva destrói totalmente os planos de se chegar no horário certo. Diga-se de passagem, eu perdi o segundo dia de vestibular do ITA, cuja taxa de inscrição não é barata, porque o trem atrasou e andou com velocidade reduzida no dia.

Eu disse sobre um aumento de pelo menos R$1,00 em 8 anos. Sabe o que é pior? Há quatro anos atrás, quando comecei minha graduação, a passagem era R$2,50. Em menos de 3 anos subiu para R$3,00. E a qualidade? Bem, antes, se eu fosse de trem e metrô, eu levava cerca de 1h30min para chegar no IFSP. Hoje, indo de trem e metrô, eu levo, com sorte, 2h. Hoje, felizmente, eu tenho condições financeiras que me permitem utilizar outro meio de transporte para evitar isso. Eu, depois de começar a trabalhar, tive condições de começar a pagar um ônibus seletivo. Também é público, tenho que pagar passagem, mas a qualidade é a mesma de ônibus de turismo. Enfim, comecei a utilizá-lo a pouco mais de um ano e meio, quando sua passagem custava R$9,65 e eu levava 1h até a faculdade. Hoje a passagem é de R$10,65, e eu levo no mínimo 2h na viagem. O dinheiro do transporte público não foi para a melhoria das vias, para que evitem o absurdo trânsito da capital Paulista.

E para onde foi esse dinheiro? Difícil dizer, mas sei que um de meus direitos constitucionais não é cumprido pelo estado, o direito de ir e vir. Não vejo esse dinheiro indo para educação, e posso afirmar isso, pois sou professor e o salário da categoria está praticamente congelado a mais de 15 anos. Não está indo para a saúde, pois os médicos precisam de milhares de plantão para sustentar suas famílias. Não vai para a segurança, uma vez que vejo que os policiais, embora bem intencionados, não tem um treinamento eficaz no controle de multidão, sendo treinados nos moldes da nossa recente ditadura militar. Não vejo indo para as pesquisas, pois uma bolsa de pós-graduação e pesquisa não permite que o pesquisado viva apenas daquilo. Não adianta falar que é para o Bolsa Família, Auxílio Reclusão e construção de estádios para a Copa, que todos nós sabemos que, com todo o dinheiro arrecadado, esses casos não vão constituir um gasto tão grande.

Agora, além de aumentar a passagem e diminuir o transporte, eles também querem instaurar a PEC 37, que pretende tirar o direito dos Ministérios Públicos de incriminar políticos. Enfim, não é por R$0,20. É pela revolução que eu esperava ainda ver nesse país. É pelo povo que cansou de muita coisa, e precisava de um estopim para estourar. E eu tenho esperança de que esse estopim tenha chegado!



Só para completar, olha o que um promotor de justiça declarou em relação à passeata pacífica:
Alguém avisa ele que assassinato é crime. E que utilizar celular enquanto dirige também.

Não é tudo pelos 20 centavos! Não é tudo pelos 20 centavos! Reviewed by Lorhien on sábado, junho 15, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.