Quinta Nerd: E a modinha de odiar modinha?



Recentemente estreou nos cinemas o filme The Avengers. Um filme muito bom na minha opinião e que gerou um alvoroço absurdo. Mas o que mais me chamou a atenção foi a onda de revolta que vi no Twitter e Facebook contra quem dizia que o filme era bom e que os Vingadores são melhores que a Liga da Justiça. Uma frase que li, inclusive, foi a seguinte: "Brasileiro é tudo modinha. É claro que DC é melhor que Marvel, mas como Vingadores saiu no cinema todo mundo paga pau!". É engraçado como umas pessoas conseguem ser tão, digamos, intolerante com coisas tão banais mas deixam coisas importantes.

Sejamos sinceros, todos sabemos que muita gente realmente só conhecer os Vingadores pelo filme e, por ser algo novo e bom, será automaticamente o grupo de super-heróis favorito da maioria.Outras muitas pessoas, como eu, sempre achou que a Marvel produz super-heróis melhores que a DC Comics (opinião dada abertamente no último Doidocast). Chego a pensar que se não fosse pelo selo Vertigo e pelo Batman, eu nem chegaria a ler revistas dela. Mas acontece que as pessoas adoram dizer que algo que é modinha é ruim. Isso faz você parecer culto, pois pessoas cultas são pessoas que conhecem os verdadeiros pontos fortes e fracos das produções. Uma pessoa dessa cai em contradição direto, pois provavelmente ele falaria que Vingadores é melhor que Liga da Justiça se a situação fosse oposta. Por que isso? Porque essas pessoas são tão inseguras que mesmo dizendo que odeiam modinhas precisam seguir alguma para fazer parte de um grupo legal. Esses são os pseudo-cult ou pseudos-intelectuais. É quase a mesma coisa daquela pessoa que diz que funk é música de gente idiota mas vive pedindo o Tchu e o Tcha.

Não é só com quadrinhos que isso acontece, óbvio. Por volta dos anos de 2005, as bandas Green Day e Blink 182 chegaram a um patamar de sucesso incrível depois de praticamente vinte anos de carreira. Acontece que muitos dos "fãs" dessas bandas ficaram irritados com esse sucesso e começaram a boicotar o grupo, dizendo que apenas as músicas antigas que eram legais. Vem uma pergunta a minha mente: eles são modinhas, ou estavam colhendo os frutos de anos de trabalho e amadurecimento? Para mim é um pouco dos dois. Essas são aquelas pessoas que dizem que os "emos" se vestem como gays, mas acha o visual de grupos como Cinderella ou Motley Crue estiloso. Outro exemplo bastante clássico também é a série de livros Harry Potter. Antes dos filmes, pouca gente por aqui conhecia realmente os livros. Quando a Pedra Filosofal saiu no cinema, o bruxo experimentou uma fama repentina incrível. O que aconteceu? Alguns daqueles que, antes dos filmes, leram todos os livros que tinham sidos lançados e adorado, abandonaram a série ou diziam que os livros não prestavam. Tudo isso apenas para se passar por pessoa culta, fazer parte da minoria.

Modinhas vem e vão, e com certeza você já fez parte de alguma delas. Hoje em dia é modinha ser nerd. Parece até piada isso, pois pessoas que não gostam de estudar, não gostam de ler, não gostam de jogar RPG, não gostam de quadrinhos, gostam de falar abertamente que são nerds. Outro dia uma pessoa publicou uma foto de um pote de pipoca do R2D2 com a legenda "EU QUERO!!". Eu conheço essa pessoa e ela nunca gostou de Star Wars. É o mesmo tipo de pessoa que publica a foto do anime Samurai Warriors com a legenda "Manchete, isso sim era emissora! Melhor canal que já assisti!" sendo que nasceu em 1995, ou seja, não tinha completado nem um ano de idade quando o desenho parou de passar.

As pessoas sempre tentam se encaixar em alguma modinha e, quando não se encaixam, ou dizem que a modinha é uma merda ou fingem que se encaixam. É a necessidade de fazer parte de um grupo. Eu não estou isento disso, todos acabam caindo nessas situações de vez em quando. É o famoso "não vi e não gostei". Comigo aconteceu bastante na música e um bom exemplo é o grupo The Strokes, que eu dizia que era ruim sem ter ouvindo, mas agora gosto muito do som deles. Parece que todo mundo quer parecer culto para poder menosprezar os outros. Uma dica a quem quer parecer culto: seja culto! Pesquise coisas úteis na internet, leia livros, ouça música e abra sua mente. Dizer que a modinha é ruim sem nem conhecer não faz você parecer culto, mas sim idiota. Se as pessoas acham que Marvel é melhor que DC, deixe elas terem a própria (ótima)opinião e não diga que eles só tem aquela opinião por que o filme saiu em cartaz. Agora, se você quer fazer parte de alguma modinha, por favor, se encaixe nela e não apenas finja que faz parte, isso não faz de você cool, faz de você, novamente, um idiota.

Não esqueçam de comentar! A opinião de vocês é importante para o desenvolvimento do blog!
Quinta Nerd: E a modinha de odiar modinha? Quinta Nerd: E a modinha de odiar modinha? Reviewed by Lorhien on quinta-feira, maio 10, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.