Há 20 anos atrás, em uma MegaDrive tão tão distante

23 de junho de 1991. Nintendo liderava o mercado de games em plataforma disparado utilizando seu personagem Mário (eca!). Do outro lado tinhamos a Sega que, desde o seu Master System, utilizava o jogo Alex Kidd (que diga-se de passagem, também era genial) como a arma para enfrentar a Nintendo. Infelizmente, o Super Nintendo ganhou uma versão muito mais aceitável de seu antigo Mário do que o sucessor do Master System ganhou do Alex Kidd. A Sega queria superar a sua rival, por isso chamou o programador Yuji Naka e o planejador Hirokazu Yasuhara para criarem um game que conseguisse duelar lado a lado (e também colocar no chinelo) o mercado dos jogos de plataforma. A genialidade de Naka fez exatamente o que a Sega queria e o que colocou na categoria de honra da Sega, a chefia da divisão Sonic Team. Ele criou o melhor jogo em plataforma de todos os tempos.


 
Sonic The Hedgehog
Lançado em 23 de junho de 1991. Dr. Robotinik invade e monta uma base na Ilha Esmeralda, onde vive Sonic, o Ouriço, para poder pegar as Esmeraldas do Caos. Depois de muita busca infundada, ele transforma as criaturas da ilhas em robôs para que trabalhem como escravos para ele. Sonic não se conforma de ver os seus amigos transformados em robôs e parte para destruir a base de Robotinik e salvar seus amigos. O motivo por Robotinik não ter encontrado as esmeraldas é simples: elas estão em universo paralelo, que só pode ser acessador por um portal que abre depois que Sonic atinge uma altissima velocidade.
Graças a isso temos um jogo dinâmico, onde Sonic reúne os anéis do poder para aumentar seu poder e enfrentar Robotinik. O nome do próprio personagem principal foi dado devido a proposta do jogo: Alta velocidades quebram a barreira do som, causando o chamado Sonic Boom. Sonic The Hedgehog nasceu para ser um jogo mais dinâmico e rápido, onde você teria que desenvolver a tela utilizando a mais valiosa habilidade do herói, sua alta velocidade. O jogo se aproveitou da grande superioridade de processamento que o Mega Drive tinha sobre seu rival Super Nintendo, podendo gerar um jogo de grande velocidade sem bugs.

Sonic The Hedgehog 2
Lançado em 24 de novembro de 1992 (decorei essa data graças a um cheat do jogo XD). Sonic voava com seu avião quando tem que fazer um pouso forçado no Lado Oeste da Ilha. Após certo tempo, ele nota que está sendo observado por uma raposa de duas caudas. Ao tentar fugir, a raposa gira as caudas como se fosse um helicoptero e voa em direção a Sonic. Impressionado com isso, Sonic decide conhecer melhor essa raposa, que se apresenta como Miles Prower, mas Sonic insiste em chamá-lo de Tails.
Uma grande explosão chama a atenção de ambos. Descobrem que Dr. Robotinik está de volta, tentando usar para o poder da Esmeraldas do Caos para gerar energia para Death Egg, uma estação bélica do tamanho da Lua (chamar isso de Easter Egg de Star Wars nunca fez tanto sentido! XD).
As novidades de Sonic 2 não incluem apenas Tails te seguindo pela tela. Agora você tem um novo movimento, que tem um nome muito bonito em inglês mas que eu, por toda minha vida, chamarei de "bolinha". Segurando para baixo e apertando o botão de pulo, Sonic gira no chão, sem sair do lugar e pegando impulso para o ataque. Temos o modo 2 player, onde uma tela é dividida em duas e cada player controla um personagem (Sonic e Tails) numa espécie de corrida pela fase. Os Special Stages ganharam uma pitada de 3D, motrando mais do poderio do Mega Drive.
Sonic 2 é sem dúvida o jogo mais popular da franquia Sonic e o jogo mais vendido do Mega Drive.


Sonic The Hedgehog CD
23 de setembro de 1993. A Sega, grandiosa visionária da indústria dos games, agora detém um console ainda mais potente que seu Mega Drive: o Sega CD. Um tiro na cabeça da Nintendo foi o lançamento do Sonic CD. Os gráficos eram lindos, a física maravilhosa e uma trilha sonora fantástica (a trilha sonora sempre foi um show a parte em todos os jogos do Sonic.). Robotinik novamente que se apoderar das Esmeraldas do Caos da ilha de Sonic, mas dessa vez ele utiliza uma base aérea, chamada de Little Planet. presa na ilha do ouriço por uma corrente. Little Planet é uma Lua artificial cheia de vegetação e animais que, no passado, Dr Robotinik havia colocado os "transportadores de robôs" para dominar, transformar as plantas em robôs e torná-la sua base. Criando o Metal Sonic (uma versão robô super foda do nosso querido herói) ele sequestra Amy Rose, uma ouriço apaixonada por Sonic. Cabe a Sonic utilizar sua velocidade para quebrar o campo do espaço tempo, viajando tanto para o passado quanto para o futuro, para salvar Amy e a lua de Little Planet.
Novidades? Você viaja no tempo após passar por uma placa que indica a era e conseguir determinada velocidade. Três finais diferentes, sendo que o melhor você só consegue se voltar para o passado em TODAS as telas e destruir todos os "transportadores de robôs" na época que funcionavam. Sonic é capaz de adquirir mais velocidade, girando as pernas no chão antes de sair. Seu "combate" contra o Metal Sonic não se trata de um combate propriamente dito: é uma fantástica e alucinante corrida pela sobrevivencia. Basicamente, o jogo é repleto de coisas novas.


Na minha humilde opinião, o melhor do Sonic de todos os tempos!

 
Sonic 3 / Sonic & Knuckles
2 de fevereiro de 1994 e 17 de outubro de 1994 respectivamente. A história de ambos os jogos se passa logo após o Sonic 2. Após destruir a Death Egg (eu realmente adorei esse nome! XD), Robotinik, justamente com sua estação bélica, caem em uma ilha flutuante, esconderijo da Esmeralda Mestre. Sabendo disso, ele decide a usá-la na sua estação e engana o Guardião da esmeralda, dizendo que Sonic quer roubá-la. Dessa forma Knuckles passa ajudar, ingenuamente, Robitnik. Sonic e Tails caem no vale dos cogumelos. Sabendo que o motivo da ilha onde Robotinik caiu flutuar é justamento o esconderijo da Esmeralda Mestre, eles partem para salvar mais uma vez a ilha. A história do jogo parte daí, mas há um porém. Ao encaixar o cartucho do Sonic 3 no cartucho do Sonic&Knuckles, você possui um novo jogo: o Sonic 3 & Knuckles. As esmeraldas do Caos que Sonic perde são transformadas em Super Esmeraldas que, quando reunidas, conferem o poder de Hyper Sonic ao nosso herói (ou Hyper Knuckles, se você jogar com o Knuckles).
Genialidade é a palavra mestre de Naka. As novidades também incluem proteções elementais, que te permitem respirar em baixo da água, andar sobre fogo e atrair os anéis do poder por perto. Duas formas de Special Stage.


Sonic R
Ano 1997 (não sei muito mais que isso). A Sega estava com seu melhor console feito, o Sega Saturn. Infelizmente, a sede por jogos em 3D destruiu o espírito original do Sonic com jogos como Sonic 3D Blast e Sonic Jam. Mas mesmo em plena era do surto 3D, a Sega (com seu grupo oficial Sonic Team) conseguiu dar um sopro de Sonic nos corações dos jogadores. Dane-se a história agora. Dane-se o salvamento da ilha. Agora é correr como nunca antes. Diferente do Mario Kart, aqui os personagens corre sem veículos (quer dizer, os que conseguem atingir velocidade gigantesca sem eles consegue correr sem veículos). Colete anéis. Colete Esmeralda. Desbloqueie novos corredores. Era essa a proposta de diversão desse Sonic!


Sonic the Hedgehog 4
Outubro de 2010. O surto 3D prejudicou e muito a série Sonic. Adventure, Unleashed, Shadow the Hedgehog, Sonic and the Black Knight, Sonic and Secret Rings, etc. Todos esses foram fiascos que desacreditaram as pessoas que esperavam novos Sonics. Ao anunciar Sonic 4, diversos fãs esnobaram e não esperaram muito do jogo. Os primeiros videos nos trouxe uma nova esperança. Plataforma novamente! Sonic estava com o bom e velho estilo que o tornara famoso! E foi lançado o Sonic 4. Devo admitir que foi a surpresa mais bem grata de todas! Embora alguns trolls idiotas tenham criticado o jogo, foi o único jogo do Sonic da nova era que pude colocar nessa lista. A história se passa logo após o Sonic 3 & Knuckles. Sonic descobre que Dr. Robotinik não morreu em Doomsday e agora planeja vingança. Mas a coisa é pessoal. Sonic quer acabar com o desgraçado sozinho. Fala para Tails e Knucles que não interfiram e parte para a luta.
E quais novidades ele trouxe? Depende do ponto de vista. Trouxe a opção de um jogo menos linear, podendo escolher a ordem das telas que iria enfrentar. Trouxe o Homing Atack, que é um impulso que Sonic lança no ar para atingir inimigos. Tudo já havia sido visto nos jogos em 3D, mas foi magnificamente encaixado na boa e velha plataforma.

Hoje, 23 de junho de 2011, nosso querido ouriço completa 20 anos de história. 20 anos sendo um jogo infinitamente melhor que o Mário! 

CHUPA NINTENDO!!!

Há 20 anos atrás, em uma MegaDrive tão tão distante Há 20 anos atrás, em uma MegaDrive tão tão distante Reviewed by Lorhien on quinta-feira, junho 23, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.