Comemorando a Independencia

Sim, sou uma pessoa patriota. Amo meu povo e meu país, mesmo que me decepcione muito com ambos (politicos corruptos não são MEU povo e nem parte de MEU país). Mas devemos comemorar o que é certo.

A independencia do Brasil não foi um fato isolado, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822. O sistema colonial ja estava em crise havia muitos anos e varios movimentos para a independencia do paí explodiram tempos antes, como a Inconfidencia Mineira e a Conuração Baiana, além de guerras em regiões distantes do Centro-Sul brasileiro, em provincias como a Cisplatina, a Bahia, o Maranhão e outras.

A corte portuguesa também estava em crise, e vieram ao Brasil para fugir da guerra e dos ataques de Napoleão, por volta de 1808. Alguns anos mais tarde, em 1815, a corte portuguesa elevou o Brasil à condição de Reino Unido, colocando mais lenha na fogueira da independencia.

A exigencia popular pela independencia havia se tornado tão intensa que, em 1822, Dom Pedro I não teve outra escolha a não ser declarar o Brasil como um país independente da corte portuguesa.

Ao contrario do que muitos pensam e dizem, isso não fez com que a politica sócio-economica do país mudasse, apenas consolidou de uma vez por todas o modelo monárquico, agro-explorador e uma sociedade altamente concetradora de riquezas e exploradora de mão-se-obra escrava, com uma desigualdade entre classe gigantesca.

Dom Pedro I assinou um tratado com a coroa portuguesa (o que não foi dificil, pois era filho do Rei de Portugal), tornando o país independente politicamente (finaceiramente ja é outra historia). E a noticia de que o Brasil agora era independente levou anos até alcançar todos os cantos do territorio nacional.

Não houve apenas UM herói e nem UMA data para independencia de nosso país. O "filhinho" da corte foi apenas um oficializador de um movimento que ja estava ocorrendo havia anos.Ainda hoje lutamos para um país verdadeiramente independente, justo e digno para as futuras gerações. E eu tenho fé de que isso é possivel se TODOS ajudarmos.

Comemorem a independencia com orgulho do povo que, no passado, lutou para que não fossemos comandados por uma potência e com fé de que no futuro teremos um povo que realmente não será comandado por outra potência.



Se ya, young padawan!
Comemorando a Independencia Comemorando a Independencia Reviewed by Lorhien on terça-feira, setembro 07, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.